13

out

Normas de contabilidade aplicadas ao setor público NBC TASP poderão ser adotadas a partir de 2021

Trata dos processos de auditoria nos órgãos da administração pública direta e indireta.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou no Diário Oficial da União, de 30 de setembro de 2020, a Resolução n.º 1.601/2020, que insere na estrutura das NBCs as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicáveis à Auditoria de Informação Contábil Histórica Aplicável ao Setor Público (NBC TASP).

A NBC TASP trata dos processos de auditoria nos órgãos da administração pública direta e indireta. Elas substituem as Normas de Auditoria Governamental (NBC TAG) e estão em conformidade com as Normas Internacionais de Auditoria emitidas pela Federação Internacional de Contadores (Ifac – International Federation of Accountants, no original em inglês) e recepcionadas pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai – International Organization of Supreme Audit Institutions, no original).

As instituições públicas poderão aplicar os dispositivos da NBC TASP na íntegra ou em parte a partir de 1º de janeiro de 2021. A partir de 1º de janeiro de 2024 a adoção será obrigatória em todo o país.

Fonte: Contábeis